UMA HISTORINA PARA A INFÂNCIA DE 4 A 10 ANOS

Se você é curioso e já abriu a boca bem pertinho do espelho, deve ter visto como é interessante lá dentro. Aquele monte de dentes tão branquinhos, a língua que não para de mexer, o céu da boca, todo enrrugadinho. Ah! e as bochechas, sempre tão macias! Tem até uma campainha bem lá no fundo.

Veja quantos dentes. Os da frente, que parecem faquinhas, são os incisivos. Eles servem para cortar os alimentos. Aqueles maiores, mais pontiagudos, são os caninos. Eles conseguem rasgar até os alimentos mais duros. Atrás ficam aqueles mais gorduchos, os molares, que podem fazer uma força danada e deixar a comida bem amassadinha para engolir.

Logo embaixo deles, fica a gengiva, que é cor de rosa e fininha. A língua, as bochechas e os lábios também ficam pertinho dos dentes e ajudam a engolir a comida e a falar todas as palavras.

Mas os dentes não têm só boa companhia, não!

Esses bichinhos, que chamamos de bactérias, são muito pequenos e não são amigos dos dentes. O problema é que essas bactérias adoram doces. Toda vez que algum doce entra na boca elas aproveitam para comer e nem se importam com os dentes, fazendo uma tremenda sujeira em cima deles.

Essa sujeira causa buracos nos dentes que nós chamamos de cárie e podem doer. O pior é que essa sujeira não fica nos dentes. Ela pode cair na gengiva, que fica inchada, vermelha e sangrando. Chamamos isso de gengivite. A cárie e a gengivite podem também dar mal cheiro na boca!

Assim, para não ter cáries e nem gengivite temos que tirar as bactérias de perto dos dentes. É fácil conseguir isso: é só um trio de grandes amigos: o fio dental, a escova e a pasta de dente com flúor!

A escova e o fio dental desgrudam as bactérias dos dentes e a pasta de dente ajuda a limpar e deixar os dentes mais firmes.

Com a escova, limpamos o lado de dentro, o lado de fora e o lado de cima dos dentes. Onde eles ficam encostados, passamos o fio dental, porque é bem fininho e consegue escorregar num lugar tão apertado.

Como as bactérias são muito teimosas, começam a voltar para perto dos dentes depois que os limpamos. É por isso que temos que escovar sempre depois das refeições e antes de dormir.

É bom comer menos doce, já que as bactérias gostam tanto dele. Outras coisas que elas adoram são refrigerantes e salgadinhos, porquê têm açúcar também.

O melhor para você é comer frutas, verduras, queijos, carne, arroz, feijão, beber leite e muitas coisas gostosas que as bactérias não gostam e que fazem bem à sua saúde!

Existe ainda mais um amigo que ajuda a ter os dentes fortes e bonitos: o dentista! O consultório do dentista tem uma porção de coisas interessantes que ele usa para tratar os dentes que têm cáries. Ele ensina você a cuidar dos seus dentes direitinho:

Veja algumas coisas que você pode fazer para ter uma boa saúde oral:

Combine com o papai ou mamãe uma hora do dia ou um dia da semana (por exemplo, sábado à tarde), para comer seus doces preferidos e não os coma mais nos outros horários. Desse jeito, as bactérias não vão ter o que comer, vão ficar fracas e não vão mais sujar os seus dentes.

Quando chegar a hora das refeições tente comer de tudo. Assim você e seu dente vão ficar fortes e com bastante saúde!

Escove os dentes todos os dias, após as refeições. Mas não esqueça: as bactérias gostam de ficar em lugares bem escondidos. Pode ser meio difícil para você tirar todas de lá. Por isso, peça para o papai ou a mamãe ajudarem você, escovando seus dentes e passando o fio dental, pelo menos toda noite.

Na próxima vez que for ao dentista, conte a ele o que você aprendeu para ter dentes sadios. Ele vai examinar você para saber se está tudo bem e se está conseguindo cuidar bem dos seus dentes.

Se conseguir fazer tudo isso, parabéns! Toda a vez que se olhar no espelho, preste atenção: vai ver que lindo sorriso você tem!!!