BEBÊS ATÉ 6 MESES
No 1° semestre de vida do bebê o leite é essencial e o leite ideal é o produzido pela mãe, pois contém tudo que o bebê e seus dentes precisam, na medida e temperatura exatas.
A amamentação natural durante o primeiro ano de vida é fundamental para a prevenção da má oclusão. Além da importância afetiva e nutricional, o exercício muscular durante a sucção no seio favorecem a respiração nasal e previne grande parte dos problemas de posicionamento incorreto dos dentes e das estruturas faciais.
Amamentando no peito você está ajudando a desenvolver e educar os músculos dos lábios, das bochechas, da língua e da face do seu bebê.
Amamentar influencia o desenvolvimento muscular.
A sucção do seio é um exercício importante para o desenvolvimento da boca (arcos dentários) e para criar hábitos corretos de deglutição (engolir).
Criança amamentada no peito trabalha vigorosamente a língua e os músculos no redor da boca. Além disso, a criança é mantida na posição natural enquanto é amamentada, que é a cabeça e troncos elevados fazendo com que a gravidade trabalhe corretamente nos músculos associados à deglutição.
Com a mamadeira a ação é diferente. O leite é fornecido com base na demanda, mas de modo contínuo e os músculos não tem que trabalhar para receber a alimentação.
Portanto, amamentando no peito o bebê terá um desenvolvimento normal do Sistema Ortognático (“sistema mastigatório"), evitando assim problemas ortodônticos futuros (problemas de mordida incorreta e falta de espaço para os dentes, que levarão à colocação de aparelhos ortodônticos). Amamentar também é prevenção bucal!
Use, portanto, bico com furo pequeno, para que a criança seja forçada a usar os músculos da boca para mamar. Ensine a usar o copo o mais cedo possível.
Não. Embora a idade média normal para o nascimento seja por volta de 6 meses de idade, um atraso em torno de mais 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normalidade em nossa população.
Também poderemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento ("dente natal”), ou por volta de 2 a 3 meses de idade ("dente neonatal'). Se isso ocorrer, procure o odontopediatra.
A higiene dos dentes é necessária tão logo apareça o primeiro dentinho. Você pode realizá-Ia utilizando uma escova pequena, com cerdas macias e planas. Porém, a higiene da boca deve ser feita antes mesmo do nascimento dos dentes de leite. Após cada mamada ou refeição, limpe a boca do bebê com uma fralda umedecida para remover restos de leite ou alimentos. Você estará preparando o ambiente ideal para a chegada dos dentes e habituando a criança ao ato da higiene. Em situações onde não seja possível realizar a limpeza, ofereça água após a alimentação.
Todo bebê que tem dentes já pode ter cárie.
Chupar o dedo é um reflexo natural que permite a ele sentir-se feliz e seguro. Se você notar que seu bebê gosta de chupar o dedo, procure insistir para que ele chupe a chupeta, pois é menos nocivo e mais fácil de ser removida. Após os 2 anos este hábito vai diminuindo. No entanto, se persistir após os 4 anos, poderá ocasionar problemas no desenvolvimento normal da dentição. Peça ao odontopediatra conselhos sobre como tirar esse hábito prejudicial de seu filho.
Se o bebê permanece com a cabeça freqüentemente numa mesma posição, o desenvolvimento normal dos arcos dentários provavelmente estará ameaçado. A melhor posição para o seu filho dormir é de barriga para baixo, permitindo a ele movimentar a cabeça para ambos os lados.