Atendimento:   (21) 2236-4422   /   (21) 2547-3079

PREPARO ORTODÔNTICO PARA CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Cirurgia ortognática é o nome genérico de um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de  restabelecer um padrão facial harmônico em pacientes adultos que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo da face. Antes da cirurgia existe um preparo ortodôntico.Vamos explicar melhor:

Sabe quando os ossos da face, especialmente maxila e mandíbula, não estão corretamente relacionados entre si? Em boa parte desse casos, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos ortodônticos, principalmente no que diz respeito a pacientes adultos.

Em situações assim, uma equipe, composta por ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial, planeja o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica para reposicionar os ossos maxilares. Além do esperado efeito estético, o procedimento melhora a função mastigadora; deglutição; fonação e respiração.

Antes de um tratamento orto cirúrgico (cirurgia ortognática) há um período inicial de tratamento com aparelhos fixos. O objetivo dessa primeira etapa é alinhar e nivelar corretamente os dentes para que as arcadas dentárias estejam prontas para a correção no momento da cirurgia. Somente após essa fase, o paciente será submetido à cirurgia. Depois, retornará ao ortodontista para a finalização do tratamento.

Cada tipo de correção maxilar exigirá um preparo ortodôntico específico. Esse preparo será cuidadosamente estudado e discutido em conjunto por uma equipe experiente e interdisciplinar de forma que sejam otimizados: o tempo de tratamento e as possibilidades corretivas.

Rolar para cima