MINI IMPLANTES / ANCORAGEM ESQUELÉTICA

A ancoragem esquelética é um sistema de apoio ósseo que pode ser alcançado através da instalação de dispositivos (mini-implantes ou miniplacas) temporariamente fixos. Cada caso deve ser avaliado e assim será determinado o tipo da ancoragem.

Essa ancoragem ou apoio esquelético é mais forte e resistente do que o apoio apenas dentário. A técnica possibilita ao dentista um ótimo controle do tratamento. Estes acessórios foram introduzidos na prática ortodôntica a fim de melhorar os recursos da mecânica ortodôntica aplicada.

A ancoragem esquelética proporciona mais agilidade e conforto ao paciente. Além disso, o método permite conduzir casos complexos que, até então, eram considerados impossíveis de serem tratados.

Uma das limitações dos tratamentos ortodônticos convencionais pode ser a deficiência de ancoragem, seja pela ausência de dentes de suporte; pela dificuldade de movimentação; pela limitação da técnica empregada ou pela falta de colaboração do paciente com o uso de elásticos ou aparelhos removíveis. Em casos como esses, opta-se pela ancoragem esquelética.

O uso do sistema de mini-implantes ou miniplacas surgiu como uma alternativa viável para resolver estes problemas e pode ser aplicada, de forma rotineira, na clínica ortodôntica. A instalação e a remoção são fáceis. O conforto do paciente é bem maior. As possibilidades de uso da técnica são inúmeras e o local de sua instalação depende do planejamento dos vetores de força desejados.