HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg-Sex || 9:00AM - 17:00PM
Sab || 9:00AM - 12:00PM

ÓXIDO NITROSO - NO TRATAMENTO DENTAL

O que é sedação com óxido nitroso?


A sedação com óxido nitroso (ou gás hilariante) é um recurso odontológico utilizado há bastante tempo pelos dentistas nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, seu uso está permitido, mas é ainda pouco divulgado, e por isso há certa desinformação a respeito desta ferramenta tão importante e útil na odontologia.

Os pacientes estrangeiros, que estão habituados com esta tecnologia para os tratamentos dentais, sabem da sua relevância e por isso muitas vezes fazem questão da presença da sedação com óxido nitroso, para otimizar a realização dos procedimentos odontológicos.

Quando é indicada a sedação com óxido nitroso?


O emprego do óxido nitroso é extremamente útil e indicado para tratar pacientes que necessitem de atenção redobrada, como portadores de necessidades especiais; doença de Alzheimer; doenças cardiovasculares, respiratórias, neurovasculares, hepáticas, convulsivas e epilepsias; alergias; grávidas; diabéticos; pacientes com ânsias de vômito; em crianças ou mesmo para aqueles pacientes que tem fobia e quadros de ansiedade no momento do tratamento dental.

Como funciona a sedação com óxido nitroso?


Através da sedação com o óxido nitroso, o paciente pode relaxar completamente, mas sem perder a consciência, sendo capaz de atender às solicitações do dentista e auxiliar no resultado daquilo que está sendo tratado. O óxido nitroso é oferecido ao paciente por meio de máscara nasal, e é misturado ao oxigênio numa concentração de 40 a 60%.

O óxido nitroso substitui a anestesia?


O óxido nitroso não substitui a anestesia, que deve ser utilizada quando necessária na intervenção odontológica. O óxido nitroso não elimina a dor, ele apenas descontrai e relaxa o paciente. A sedação com óxido nitroso é totalmente segura e existem muito poucas contra-indicações ao seu uso - o óxido nitroso pode ser utilizado com vantagens na grande maioria dos indivíduos.



TOP